Organização no dia a dia das crianças
Que a organização no mundo dos adultos é importante nós já sabemos. Vivemos em um ritmo acelerado, sempre com pressa, ou com um compromisso atrás do outro. Imagina ter que passar pelas turbulências do dia a dia e ainda não conseguir encontrar o que precisamos dentro de casa?
A falta de ordem pode causar ansiedade, stress e claro muita perda de tempo. Mas será que esses sintomas só acontecem em nós, adultos?
Já parou para pensar que esses mesmos sentimentos podem afetar, também, as crianças?
Em época de pandemia podemos observar um aumento no comportamento de ansiedade nos pequenos, e são nos detalhes que podemos ajudá-los a diminuir essas manifestações.
Os benefícios da organização de suas rotininhas.
Tudo começa pelos responsáveis e pelos seus exemplos. Quando o adulto da casa é organizado, a criança tende a seguir, por instinto, o mesmo caminho. Mas para ensinar um ser em formação, a se tornar disciplinado, é preciso mais do que palavras. É preciso prática e dar autonomia.
Um armário organizado com colmeias transparentes separando as peças por tipos, tamanhos ou cores, por exemplo, pode ser ensinado a ser mantido assim, mostrando para seus filhos os benefícios dessa atitude: você tem mais visibilidade na hora de escolher o que quer usar, você
sabe onde todas as suas peças estão, você ganha mais tempo para fazer outras coisas, no caso deles, brincar, sair com os amigos…Esses “ganhos” podem se tornar pequenas conquistas auto afirmativas que diminuem a ansiedade da dúvida, e da auto descrença.
Claro que você, adulto, também ganha com isso. Quando ainda muito pequenos, facilita demais ter tudo à vista e o mais rápido possível. Afinal, com certeza, você estará bem mais atarefada com outras responsabilidades do dia. Por isso, o uso dos saquinhos, envelopes e packs organizadores ajudam a guardar as peças mais delicadas como as mantinhas de colo, fraldas de pano, e tecidos mais sensíveis que ficam em contato direto com seu bebê.
Quando falamos de organização aqui, podemos dizer desde horários para cada momento ou tarefa do dia, até onde e como os sapatos estão guardados. Você pode começar aos poucos, atribuindo pequenas tarefas divertidas como separar as camisas por cores iguais, por exemplo.
Separar os sapatinhos nas colmeias dentro dos armários, ou as roupas de banho em um saquinho organizador específico.
O poder dessa iniciação na vida de uma criança tem muitas vantagens para o presente e a longo prazo, como: autoconfiança, autonomia, senso de responsabilidade, disciplina, resiliência, valorização do tempo e dinheiro dentre muitas outras que passam do simples ato de ser uma
pessoa organizada.
Deixamos aqui a nossa reflexão: O quão a organização faz parte da vida dos seus filhos ou das crianças que você convive? Quanto tempo demorou para que você se tornasse uma pessoa organizada e quais foram as vantagens de quando se tornou uma?
Quando pensamos assim, entendemos a importância desse hábito em suas vidas iniciantes, até porque, não queremos nada além do melhor para eles, certo?
Lembrando que na nossa loja, você pode encontrar muitos itens de organização que ajudarão no seu dia a dia.